[Tutorial]Sistema de Mouse no RM2k
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[Tutorial]Sistema de Mouse no RM2k
Como fazer o mouse Funcionar no Rpg maker 2000!
Tutorial por: DarkJouse
Dificuldade: Básica
Ouvindo: Rick & Renner - Ela é demais
O mouse é uma ferramenta muito usada na produção de jogos para PC, com ele você tem muito mais liberdade de movimentos e exploração. O rpg maker 2000 foi privado desse comando pela Enterbrain, porem o scripter alemão Ineluke deu um jeito e conseguiu trazer esse instrumento para dentro da programação do seu jogo.
O Objetivo
Já faz um ano que venho me especializado em jogos de RM200 com mouse e notava que a maioria das engines distribuídas por ai era de baixa qualidade e privavam PCs com menos potencias de a usarem pelo seu lag excessivo. Então decidi produzir minha própria e consegui logo após lancei o jogo The Sniper para mostrar a comunidade maker brasileira. E hoje venho trazer passo a passo como fazer o mouse funcionar no RM2000 do melhor modo possível! Sem os blabla técnicos!
Material
Rpg maker 2000 (versão deve ser a 1.06 ou menores)
Arquivos DLL (681KB)
Autorun.script (0KB, não se assutem está certo.)
Sons
Pacote de Sons.script (2KB)
Primeiro Passo!
Crie um novo projeto e insira na pasta do mesmo os seguintes arquivos (estes arquivos se encontram para donwload na seção de materiais, acima) Harmony.dll, oldharmony.dll e autorun.script. Na pasta de sons descarregue o Pack de sons.
Segundo Passo!
Vamos começara a programar no maker. Abra o Maker, aperte F8(para ir ao data base) e vá na aba Common Events. Crie um novo Common Events e nomeie como Mouse LIGADO deixe como Call.
Crie uma variável chamada mouse ID e set ela como 160.
Crie outra variável agora chamada mouse Y e set como 120.
Ponha a picture do seu cursor agora com numero 20 e sua posição pelas variáveis mouse X e mouse Y.
Agora Ponha para tocar com o comando Play SE os seguintes sons: MidiTickOutput.script, MidiTickClear.script, MousesupportOn.script.
Para terminar ative o switch Mouse Ligado!
O que Fizemos: Habilitamos o movimento do mouse. Definido O gráfico do cursor e sua posição de inicio.
Agora vamos fazer o mouse desligar! Crie outro Common event com o nome Mouse DESLIGADO deixe como Call e insira:
Desative o swith Mouse Ligado!
Apague a Picture 20(ou aquela que você colocou para o cursor)
Agora Ponha para tocar com o comando Play SE os seguintes sons: MousesupportOFF.script, MidiTickReset.script.
O que Fizemos: Desabilitamos o movimento do mouse. E Apagamos a picture
Terceiro Passo!
Agora vamos para uma parte muito importante. E um pouco longa! Crie um Common Event com o nome de mouse e deixe como Parallel process que ative quando o swith Mouse Ligado estiver ON.
Coloque para tocar o som: GetMousePos.script
Set a variável Mouse ID com operador Other(MIDI Play Pos.(Tick))
Crie um FORK com a condição de se o mouse ID for igual a -10 (sem ELSE)
Set a variável Mouse X com operador Other(MIDI Play Pos.(Tick))
Set a variável Mouse Y com operador Other(MIDI Play Pos.(Tick))
Set a variável Mouse Chave com operador Other(MIDI Play Pos.(Tick))
Coloque um Mover picture(cursor) para variáveis Mouse X e Mouse Y
Crie outro FORK(ainda dentro desse) com a condição de mouse chave ser igual a – 1.
Set a variável Click X com a variável Mouse X
Agora Divida a variável Click X por 16
Set a variável Click Y com a variável Mouse Y
Agora Divida também a variável Click Y por 16
Coloque o comando Change Event by variáveis Click X e Click Y. Na ultima opção ponha por Event ID.
Set a Variável evento pagina para 1.
Crie um FORK com a opção se event ID for diferente de 0
Coloque dentro desse FORK a opção call event e marque a ultima opção e ponha as variáveis evento ID e evento pagina.
Fora do FORK do mouse Chave crie outro FORK com a codição de omouse chave valer 2.
Dentro desse FORK coloque uma Mensagem Botão Direito.
No final de tudo ponha um Wait 0.0
O que Fizemos: Fizemos o Rpg Maker reconhecer a posição do mouse e fazer a picture seguir ela. Com a Variável Mouse Chave fizemos 2 FORKS um como o Valor 1 que equivale ao botão esquerdo do mouse e com 2 valendo o botão direito.
Dentro do FORK mouse chave 1 fizemos um calculo para que quando você clicar em um evento o Rpg Maker reconheça como se você estivesse apertado Enter na frente Dele!
Quarto Passo!
No mapa para o mouse acionar o evento é como fazer um evento qualquer só deixar em Push Key e ele vai acionar mesmo que seu herói esteja longe!
Crie um Evento paralelo processo que Chame o Evento Mouse LIGADO e ative o swith cancela e crie outra pagina em branco sendo ativada pelo mesmo
Crie outro Evento deixe como Push Key e coloque uma Mensagem Funfa???
Finalização!
Bom Pessoal agora vai da criatividade de cada um para inventar sistemas. Na próxima edição posso trazer um tudo sobre como Fazer o herói andar como em MMORPG!
Créditos
Ineluke: Pelo Scripter
Koa-Angel: Por sistema básico
Power: Por avisar dos links danificados
Tutorial por: DarkJouse
Dificuldade: Básica
Ouvindo: Rick & Renner - Ela é demais
O mouse é uma ferramenta muito usada na produção de jogos para PC, com ele você tem muito mais liberdade de movimentos e exploração. O rpg maker 2000 foi privado desse comando pela Enterbrain, porem o scripter alemão Ineluke deu um jeito e conseguiu trazer esse instrumento para dentro da programação do seu jogo.
O Objetivo
Já faz um ano que venho me especializado em jogos de RM200 com mouse e notava que a maioria das engines distribuídas por ai era de baixa qualidade e privavam PCs com menos potencias de a usarem pelo seu lag excessivo. Então decidi produzir minha própria e consegui logo após lancei o jogo The Sniper para mostrar a comunidade maker brasileira. E hoje venho trazer passo a passo como fazer o mouse funcionar no RM2000 do melhor modo possível! Sem os blabla técnicos!
Material
Rpg maker 2000 (versão deve ser a 1.06 ou menores)
Arquivos DLL (681KB)
Autorun.script (0KB, não se assutem está certo.)
Sons
Pacote de Sons.script (2KB)
Primeiro Passo!
Crie um novo projeto e insira na pasta do mesmo os seguintes arquivos (estes arquivos se encontram para donwload na seção de materiais, acima) Harmony.dll, oldharmony.dll e autorun.script. Na pasta de sons descarregue o Pack de sons.
Segundo Passo!
Vamos começara a programar no maker. Abra o Maker, aperte F8(para ir ao data base) e vá na aba Common Events. Crie um novo Common Events e nomeie como Mouse LIGADO deixe como Call.
Crie uma variável chamada mouse ID e set ela como 160.
Crie outra variável agora chamada mouse Y e set como 120.
Ponha a picture do seu cursor agora com numero 20 e sua posição pelas variáveis mouse X e mouse Y.
Agora Ponha para tocar com o comando Play SE os seguintes sons: MidiTickOutput.script, MidiTickClear.script, MousesupportOn.script.
Para terminar ative o switch Mouse Ligado!
O que Fizemos: Habilitamos o movimento do mouse. Definido O gráfico do cursor e sua posição de inicio.
Agora vamos fazer o mouse desligar! Crie outro Common event com o nome Mouse DESLIGADO deixe como Call e insira:
Desative o swith Mouse Ligado!
Apague a Picture 20(ou aquela que você colocou para o cursor)
Agora Ponha para tocar com o comando Play SE os seguintes sons: MousesupportOFF.script, MidiTickReset.script.
O que Fizemos: Desabilitamos o movimento do mouse. E Apagamos a picture
Terceiro Passo!
Agora vamos para uma parte muito importante. E um pouco longa! Crie um Common Event com o nome de mouse e deixe como Parallel process que ative quando o swith Mouse Ligado estiver ON.
Coloque para tocar o som: GetMousePos.script
Set a variável Mouse ID com operador Other(MIDI Play Pos.(Tick))
Crie um FORK com a condição de se o mouse ID for igual a -10 (sem ELSE)
Set a variável Mouse X com operador Other(MIDI Play Pos.(Tick))
Set a variável Mouse Y com operador Other(MIDI Play Pos.(Tick))
Set a variável Mouse Chave com operador Other(MIDI Play Pos.(Tick))
Coloque um Mover picture(cursor) para variáveis Mouse X e Mouse Y
Crie outro FORK(ainda dentro desse) com a condição de mouse chave ser igual a – 1.
Set a variável Click X com a variável Mouse X
Agora Divida a variável Click X por 16
Set a variável Click Y com a variável Mouse Y
Agora Divida também a variável Click Y por 16
Coloque o comando Change Event by variáveis Click X e Click Y. Na ultima opção ponha por Event ID.
Set a Variável evento pagina para 1.
Crie um FORK com a opção se event ID for diferente de 0
Coloque dentro desse FORK a opção call event e marque a ultima opção e ponha as variáveis evento ID e evento pagina.
Fora do FORK do mouse Chave crie outro FORK com a codição de omouse chave valer 2.
Dentro desse FORK coloque uma Mensagem Botão Direito.
No final de tudo ponha um Wait 0.0
O que Fizemos: Fizemos o Rpg Maker reconhecer a posição do mouse e fazer a picture seguir ela. Com a Variável Mouse Chave fizemos 2 FORKS um como o Valor 1 que equivale ao botão esquerdo do mouse e com 2 valendo o botão direito.
Dentro do FORK mouse chave 1 fizemos um calculo para que quando você clicar em um evento o Rpg Maker reconheça como se você estivesse apertado Enter na frente Dele!
Quarto Passo!
No mapa para o mouse acionar o evento é como fazer um evento qualquer só deixar em Push Key e ele vai acionar mesmo que seu herói esteja longe!
Crie um Evento paralelo processo que Chame o Evento Mouse LIGADO e ative o swith cancela e crie outra pagina em branco sendo ativada pelo mesmo
Crie outro Evento deixe como Push Key e coloque uma Mensagem Funfa???
Finalização!
Bom Pessoal agora vai da criatividade de cada um para inventar sistemas. Na próxima edição posso trazer um tudo sobre como Fazer o herói andar como em MMORPG!
Créditos
Ineluke: Pelo Scripter
Koa-Angel: Por sistema básico
Power: Por avisar dos links danificados
Aurélio-Kun- Admin
-
Número de Mensagens : 79
Idade : 27
Localização : Via Lactia
Data de inscrição : 13/06/2008
Ficha do personagem
Reputação:
(298/300)
Re: [Tutorial]Sistema de Mouse no RM2k
Pô, parabéns pro Darkjouse, achei esse um otimo tutorial para ter uma variedade maior de jogos ai. Já ouvi falar de um jogo do DJ chmado "The Sniper" que se jgoava com mouse, mas nunca cheguei a jogá-lo
SUPER GOGETA, The Fougeta- Admin
-
Número de Mensagens : 61
Idade : 27
Localização : Duque de Caxias, RJ
Data de inscrição : 09/06/2008
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Reputação:
(30/300)
Re: [Tutorial]Sistema de Mouse no RM2k
eu ja joguei e achei uma droga O.o não dá pra controlar >.<
Arthur- Moderador
- Número de Mensagens : 20
Data de inscrição : 08/07/2008
Ficha do personagem
Reputação:
(8/300)
Re: [Tutorial]Sistema de Mouse no RM2k
Sério??? O.o, nunca me interessei por ele, ainda bem que nunca joguei
SUPER GOGETA, The Fougeta- Admin
-
Número de Mensagens : 61
Idade : 27
Localização : Duque de Caxias, RJ
Data de inscrição : 09/06/2008
Ficha do personagem
Reputação:
(30/300)
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