[Tutorial + Demo]Carteira com Limite
Página 1 de 1
[Tutorial + Demo]Carteira com Limite
Carteira com Limite
Tutorial Por:Yuri
"Introdução"
Este tutorial é bem simples,ensina a fazer um máximo de dinheiro, dependendo da carteira (ou bolsa).Aqui no caso, os limites serão: 1ª Bolsa = $200; 2ª Bolsa = $500 e 3ª = $1000. Quem jogou Zelda Ocarina of Time tem uma boa noção de como funciona o sistema. Oukay, agora vamos ao tutorial.
Bom, abra a Data Base e ponha na aba dos eventos comuns. Crie um novo evento comum e coloque como processo paralelo,e crie um switch com nome "Ligado". Nos comandos de eventos, crie duas variáveis. Um se chamará "dinheiro" e a outra, "diferença". Nas duas, coloque em "substituir" e selecione outros, e então escolha "dinheiro". Agora faça uma condição cuja operação será uma nova variável, chamada "carteira" ou "bolsa", ser igual a zero.
Dentro da condição ponha outra condição, e nela marque a variável "dinheiro" ser maior que 200. Dentro dessa condição mude a variável "diferença". Em operação coloque para subtrair e em operando, ponha "substituir" e aí bote o número 200. Ainda dentro da condição coloque "mudar quantia em dinheiro". Na operação coloque reduzir valor e em operando coloque a variável "diferença".
Resumindo: Você fez com que, se a bolsa for a inicial, e o jogador tiver, por exemplo, $170 e receber mais 50, ao invés de ficar com 220, ficará com 200, e se depois disso ainda receber, por exemplo, $30, vai continuar com 200. Por quê? Porque a diferença entre a quantidade que ele deveria receber (220) e o dinheiro máximo que ele pode ter (200) é 20, e essa quantidade será subtraída de 220, fazendo-o ficar só com 200. Entendeu? Não?
Ele está agora com $200, e recebeu mais $30, mas continuou com 200. Por quê? Simples! Porque de $230, que é o que ele deveria ter agora, foram subtraídos 30, que é a diferença entre 230 e 200 (quantia máxima).
Agora vamos fazer depois de ele receber uma bolsa maior, que carregue até $500.
ATENÇÃO: No jogo, o evento que fizer o herói ganhar uma bolsa nova deverá aumentar em 1 a variável "carteira" (ou "bolsa").
Agora, depois daquilo que você fez (e fora de todas as forks), faça outra condição e marque a variável "bolsa" (ou "carteira". Quando você vir que a variável citada é a "bolsa", saiba que também pode ser "carteira". Tudo depende do nome que você escolheu lá no começo ) ser igual a 1. Dentro da condição ponha outra condição , e nela marque a variável "dinheiro" ser maior que 500.
Dentro dessa condição mude a variável "diferença". Em operação coloque para subtrair e em operando, ponha "substituir" e aí bote o número 500.
Ainda dentro da fork coloque "mudar quantia em dinheiro". Na operação coloque reduzir valor e em operando coloque a variável "diferença".
Resumindo: Você fez o mesmo que no caso anterior, mas agora o limite é 500! Acho que a essa altura você já pegou o esquema! Tente fazer sozinho agora: mas com o limite 1000. Se não conseguir, olhe nos exemplos anteriores mas lembre-se das condições: a bolsa tem que ser a 2ª (na verdade, a 3ª, mas a inicial é a 0, lembra?), a variável "dinheiro" tem que ser maior que 1000 e, assim, você subtrai da variável "diferença" 1000, e da quantidade de dinheiro subtrai a variável "diferença". OK? Espero que sim!
Lembre-se: Eu dei esses casos, mas você pode fazer qualquer limite que desejar. Se quiser que seja outro, a condição é a bolsa ser uma que você desejar, ou se for a única bolsa, nem coloque a condição.
Depois disso, tem outra condição: a variável "dinheiro" ser maior que o que a bolsa agüenta. Dentro dessas condições subtraia da variável "diferença" o limite da bolsa e da quantidade de dinheiro subtraia a variável "diferença". Não se esqueça de ligar o Switch "Ligado".
"Pô Axl! Li e re-li o tutorial e não entendi ainda! O que que eu faço?
BAIXE A DEMO AQUI!
Tutorial Por:Yuri
"Introdução"
Este tutorial é bem simples,ensina a fazer um máximo de dinheiro, dependendo da carteira (ou bolsa).Aqui no caso, os limites serão: 1ª Bolsa = $200; 2ª Bolsa = $500 e 3ª = $1000. Quem jogou Zelda Ocarina of Time tem uma boa noção de como funciona o sistema. Oukay, agora vamos ao tutorial.
Bom, abra a Data Base e ponha na aba dos eventos comuns. Crie um novo evento comum e coloque como processo paralelo,e crie um switch com nome "Ligado". Nos comandos de eventos, crie duas variáveis. Um se chamará "dinheiro" e a outra, "diferença". Nas duas, coloque em "substituir" e selecione outros, e então escolha "dinheiro". Agora faça uma condição cuja operação será uma nova variável, chamada "carteira" ou "bolsa", ser igual a zero.
Dentro da condição ponha outra condição, e nela marque a variável "dinheiro" ser maior que 200. Dentro dessa condição mude a variável "diferença". Em operação coloque para subtrair e em operando, ponha "substituir" e aí bote o número 200. Ainda dentro da condição coloque "mudar quantia em dinheiro". Na operação coloque reduzir valor e em operando coloque a variável "diferença".
Resumindo: Você fez com que, se a bolsa for a inicial, e o jogador tiver, por exemplo, $170 e receber mais 50, ao invés de ficar com 220, ficará com 200, e se depois disso ainda receber, por exemplo, $30, vai continuar com 200. Por quê? Porque a diferença entre a quantidade que ele deveria receber (220) e o dinheiro máximo que ele pode ter (200) é 20, e essa quantidade será subtraída de 220, fazendo-o ficar só com 200. Entendeu? Não?
Ele está agora com $200, e recebeu mais $30, mas continuou com 200. Por quê? Simples! Porque de $230, que é o que ele deveria ter agora, foram subtraídos 30, que é a diferença entre 230 e 200 (quantia máxima).
Agora vamos fazer depois de ele receber uma bolsa maior, que carregue até $500.
ATENÇÃO: No jogo, o evento que fizer o herói ganhar uma bolsa nova deverá aumentar em 1 a variável "carteira" (ou "bolsa").
Agora, depois daquilo que você fez (e fora de todas as forks), faça outra condição e marque a variável "bolsa" (ou "carteira". Quando você vir que a variável citada é a "bolsa", saiba que também pode ser "carteira". Tudo depende do nome que você escolheu lá no começo ) ser igual a 1. Dentro da condição ponha outra condição , e nela marque a variável "dinheiro" ser maior que 500.
Dentro dessa condição mude a variável "diferença". Em operação coloque para subtrair e em operando, ponha "substituir" e aí bote o número 500.
Ainda dentro da fork coloque "mudar quantia em dinheiro". Na operação coloque reduzir valor e em operando coloque a variável "diferença".
Resumindo: Você fez o mesmo que no caso anterior, mas agora o limite é 500! Acho que a essa altura você já pegou o esquema! Tente fazer sozinho agora: mas com o limite 1000. Se não conseguir, olhe nos exemplos anteriores mas lembre-se das condições: a bolsa tem que ser a 2ª (na verdade, a 3ª, mas a inicial é a 0, lembra?), a variável "dinheiro" tem que ser maior que 1000 e, assim, você subtrai da variável "diferença" 1000, e da quantidade de dinheiro subtrai a variável "diferença". OK? Espero que sim!
Lembre-se: Eu dei esses casos, mas você pode fazer qualquer limite que desejar. Se quiser que seja outro, a condição é a bolsa ser uma que você desejar, ou se for a única bolsa, nem coloque a condição.
Depois disso, tem outra condição: a variável "dinheiro" ser maior que o que a bolsa agüenta. Dentro dessas condições subtraia da variável "diferença" o limite da bolsa e da quantidade de dinheiro subtraia a variável "diferença". Não se esqueça de ligar o Switch "Ligado".
"Pô Axl! Li e re-li o tutorial e não entendi ainda! O que que eu faço?
BAIXE A DEMO AQUI!
Aurélio-Kun- Admin
-
Número de Mensagens : 79
Idade : 27
Localização : Via Lactia
Data de inscrição : 13/06/2008
Ficha do personagem
Reputação:
(298/300)
Tópicos semelhantes
» [Tutorial]Sistema de Mouse no RM2k
» [Tutorial] [RM2K, RM2K3 talvez RPGXP] Novo modelo de Face Vrs. 1
» [Script+Demo] Emoticons
» [DEMO]Cursor por pictures
» [Tutorial] [RM2K, RM2K3 talvez RPGXP] Novo modelo de Face Vrs. 1
» [Script+Demo] Emoticons
» [DEMO]Cursor por pictures
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|